BEM VINDO!!

Este espaço, é voltado para pessoas que queiram trocar idéias sobre educação de forma geral, reflexões e práticas que venham contribuir para nosso crescimento...
"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei." ( Benjamin Franklin )

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Férias pra que te quero?

O assunto desse mês não poderia ser outro: FÉRIAS.


Por que e para que nossas crianças precisam de férias? (nesse caso.. recesso escolar)


  A palavra “férias” tem origem no latim “ feriae ”, que quer dizer “dias de descanso”. E descanso, para quem estuda – e também para quem trabalha –, é fundamental para que as pessoas possam se dedicar ao que gostam de fazer com total liberdade, para que o cérebro funcione sem cobranças. Assim, de “cuca fresca”, todos voltam em melhores condições de aprender.
  As férias escolares ou recessos escolares, também existem para que os educadores planejem o trabalho que será realizado com os alunos no próximo ano, ou semestre e para que os administradores cuidem da manutenção do espaço. Lembre-se que professores e alunos convivem por 10 horas por dia (no caso das crianças de CEI), distribuídas em trezentos e sessenta e cinco dias de atendimento, exceto sábados,domingos e feriados; e que na maioria das escolas  professores trabalham em dois turnos,  mas há apenas um turno direto de 10hs para as crianças.
  Isso significa que as horas longe do convívio familiar para as crianças a partir do seu nascimento, são praticamente metado do dia.( 24hs),  já que os CEIs atendem crianças desde 0 anos de idade.
  Portanto, quando é possível pintar a escola, limpar cisternas e caixas d`água, dedetizar e realizar pequenas obras sem atrapalhar as aulas?
  Nas férias, claro!
  Em qualquer lugar do mundo em que se tenha 240 dias letivos, existem outros agentes, como os de cultura, de turismo e de esporte que se ocupam dos alunos em grande parte do ano, permitindo que os professores tenham um recesso, o que é natural pelo que a profissão exige.
  Ela é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e pela Unesco como uma profissão penosa, que afeta a saúde mental diariamente, por isso, nos aposentamos com 25 anos de trabalho. Com esse entendimento, verificamos que é necessário o recesso em julho e as férias em janeiro unificadas, pois muitos professores trabalham em duas ou três escolas e, por conta disso, acabam tendo férias em uma escola enquanto na outra o expediente ainda continua. Dessa forma, ele acaba passando o ano sem parar, pois vai sempre estar trabalhando em, pelo menos, uma instituição durante o período do recesso.
  Esse problema só favorece o estresse crônico, as doenças somatizadoras, os conflitos em sala de aula.
  A campanha de férias em janeiro é uma questão de saúde e utilidade públicas. Não é só uma reivindicação de uma categoria. Isso interessa também aos pais, pois um professor doente é sinônimo de qualidade de ensino ruim. Estar mais de 200 dias na escola não significa que o aluno está aprendendo.
  Para nossas crianças o recesso de julho é um período de descanso, diversão e lazer. Esse é o tempo livre para fazer o que vier à cabeça, sem se preocupar com as obrigações das rotinas na escola.
  Nas férias, aumentam as chances de aprender muito sobre si mesmo, sobre as pessoas e sobre o mundo de maneiras diferentes das habituais, dentro do prédio escolar. É possível aproveitar e apreciar os momentos de convívio com os amigos e com a família.
  E por isso todos esses motivos, é necessário valorizar cada instante das férias.
 Elas vêm, justamente, como uma pausa que mostra que não se pode esquecer de viver momentos que tornam a vida mais alegre, mais bonita, mais divertida e cheia de sentido. Obviamente que isso é algo para se lembrar em todos os dias do ano, mas nas férias esse pensamento é mais intenso, afinal, o tempo livre propicia às pessoas liberdade para fazerem o que realmente lhes traz felicidade.
  Se você ainda tem dúvidas sobre o direito das férias e recesso escolares para os Ceis,assista este vídeo que é muito esclarecedor. http://www.youtube.com/watch?v=WO519nRy_70&feature=player_embedded


Fontes:
http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=1100
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/

sábado, 11 de junho de 2011

O relaxamento faz parte de nossa Rotina.


O relaxamento faz parte de nossa Rotina, pelo simples fato de que nós, Professores e Bebês, precisamos de momentos de descanso para recuperação de energias.
Assim não poderia deixar de postar aqui o relaxamento feito com os Bebês pela Professora Antonia.


Num dia muito tumultuado, um número alto de crianças e manutenção no prédio escolar, ao final do dia a Professora conseguiu criar um clima muito harmonioso e aplicou uma massagem relaxante nos bebês ...
Um ambiente calmo é o ingrediente essencial para uns longos minutos para serenar...
Com baixa luminosidade, uma música calminha e uma bolinha de borracha, ela deu início ao relaxamento.
Dica; Role a bola suavemente para frente e para traz, e enquanto faz rolar a bola cante ou coloque a tocar uma música relaxante que o bebê está acostumado a ouvir. Neste caso, foi colocado um CD.
O movimento oscilante é muito relaxante para o bebê
Eles amaram, até os mais "agitados" da turma, conseguiram relaxar neste momento!!


Parabéns pela dedicação Professora!!
Como eu havia prometido aqui no projeto arborizoção, seguem informações sobre as mudas de Nin.

O NIM é uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos, atinge mais de 10metros de altura. Produz os seus primeiros frutos entre 3 e 5 anos depois do plantio. Nas condições do Nordeste chega a produzir frutos 2 vezes por ano.
Não é tóxico ao ser humano, mamíferos em geral, pássaros e peixes.

Ela se desenvolve bem em regiões semi-áridas, por ser resistentes à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. As substâncias encontradas no NIM funcionam como repelentes e, quando aplicadas diretamente no inseto podem matar ou provocar alterações genéticas. Insetos atingidos pelo NIM, ao se reproduzirem, geram insetos com o corpo defeituoso, de menor tamanho, com baixa capacidade de alimentação e de reprodução, diminuído assim a produção da praga.

Uma opção, em São Paulo (SP), é o Viveiro Sabor de Fazenda, que comercializa, além do nim, mais de 90 espécies de plantas medicinais e aromáticas. Cada muda de nim indiano custa R$ 20. Segundo informações do viveiro, a planta gosta de sol e calor e pode ser plantada em regiões áridas e semiáridas. A árvore pode atingir 10 metros. O viveiro fica na Avenida Nadir Dias de Figueiredo, 395. Tel. (0--11) 2631-4915.

O extrato aquoso das folhas ou das sementes de nim é um bioinseticida usado no controle de pragas agrícolas e domésticas e na medicina veterinária. Já o óleo de nim, obtido a partir da prensagem das sementes, é eficiente contra mais de 400 espécies de insetos, ácaros, alguns fungos, nematoides e carrapatos, informam os pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical Antonio Souza do Nascimento, Marilene Fancelli e Nilton Fritzons Sanches, autores da cartilha Nim: árvore multiuso, disponível no link www.cnpmf.embrapa.br/publicacoes/folder/folder_nim_2006.pdf. Segundo os pesquisadores, o óleo de nim e o extrato aquoso de sementes e folhas podem repelir insetos, evitando que os mesmos se alimentem ou coloquem ovos nas plantas tratadas. Além do carrapato, as espécies mais facilmente controladas são lagartas, pulgões, cigarrinhas, larva minadora dos citros, mosca-das-frutas, mosca-branca, larvas de besouros e mosca-dos-chifres em bovinos.

fontes:www.esplar.org.br/publicacoes/nim.htm e http://www.estadao.com.br

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Coordenador Pedagógico em suas Atribuições!


Após muitas leituras, debates, fóruns, conferências, formações, e vivências durante esses 15 anos de magistério que eu tenho, pensei em postar um artigo sobre o Papel do Coordenador Pedagógico dentro da Escola.
Afinal é essa figurinha carimbada o mediador de todas as ramificações dentro da escola, nao é?
De forma bem simples, esse profissional deve ser a ponte que liga professores e equipe gestora, professores e alunos, alunos e equipe gestora, comunidade e funcionários... e por aí vai.
É através dessa articulação entre coordenação, professores, alunos, comunidade escolar estaremos caminhando em busca de uma qualidade de ensino numa perspectiva crítica e trabalho em equipe.
Segundo Clementi (apud Almeida), cabe ao coordenador "acompanhar o projeto pedagógico, formar professores, partilhar suas ações, também é importante que compreenda as reais relações dessa posição." Assim é fácil identificar as funções formadora, articuladora e transformadora do papel desse profissional no ambiente escolar.
Muitos formadores encontram na reflexão da ação, momentos riquíssimos para a formação. Isso acontece à medida que professores e coordenadores agem conjuntamente observando, discutindo e planejando, vencendo as dificuldades, expectativas e necessidades, requerendo momentos individuais e coletivos entre os membros do grupo, atingindo aos objetivos desejados.
Conforme Almeida(2003), na formação docente, "é muito importante prestar atenção no outro, em seus saberes, dificuldades", sabendo reconhecer e conhecer essas necessidades propiciando subsídios necessários à atuação.Assim, a relação entre professor e coordenador, à medida que se estreita e ambos crescem em sentido prático e teórico(práxis), concebe a confiança, o respeito entre a equipe e favorece a constituição como pessoas.
Nesse sentido, faz-se necessário refletirmos sobre o coordenador pedagógico enquanto agente transformador no contexto escolar. Para tanto, devemos ter claro que as transformações no âmbito escolar não ocorrem espontaneamente, pois se desejamos transformar é necessário que a escola mantenha uma relação dialética com a sociedade, pois enquanto reproduz e transmite valores, normas e crenças ela transforma a sociedade, a cultura e a si própria.
Coordenar, compartilhar e formar são ações do coordenador pedagógico, um educador reflexivo crítico (Liberalli, 2000 e Kincheloe, 1997) e através da interação entre essas ações é possível a concretização de transformações no universo escolar.

fontes:ALMEIDA,Laurinda R.O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.Ocoordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

CLEMENTI,Nilba.A voz dos outros e a nossa voz.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.O coordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

LIBERALI, F.C. (1994). O papel do coordenador no processo reflexivo do professor. Dissertação de Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem. PUC –SP

LIBERALI, F.C. (2000) Argumentative process in critical reflection. The Especialist Vol. 21 nº 01.pp. 69-85. São Paulo.

http://www.artigonal.com

http://www.sbs.com.br

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Idéias com casca do ovo.





Um dos assuntos mais polêmicos na área da saúde alimentar é se o ovo faz bem ou mal ao coração. Há médicos que não veem problema em omeletes, gemadas ou ovos quentes no café-da-manhã, mas há os que consideram a gema uma entupidora de artérias.
Se não há consenso quanto ao conteúdo, o site “The Daily Green” resolveu deslocar a discussão para a forma e publicou 12 usos para a casca. Confiram a lista que MacGyver consultaria se estivesse aprisionado numa granja:

1. Fertilizante natural
A casca do ovo se decompõe rapidamente e fornece uma boa dose de cálcio e outros minerais ao solo;



2. Controla pestes do jardim
Espalhe cascas moídas ao redor de plantas e flores. Elas ajudam a combater pestes como lesmas, caracóis e taturanas sem o uso de pesticidas artificiais. Além disso, veados odeiam o cheiro de ovo. As cascas manterão todos os Bambis longe das begônias;

3. Café gostoso
Adicione cascas ao filtro ou ao coador e o seu café ficará menos amargo. O pó usado, misturado às cascas e ao filtro biodegradável é um ótimo adubo;

4. Mudas perfeitas
Na hora de iniciar o processo de germinação de alguma planta, encha as metades das cascas com terra preparada para plantio em vez de usar aqueles pequenos recipientes que têm a mesma finalidade;

5. Produto de limpeza “eco-friendly”
Use cascas de ovos trituradas e um pouco de água com sabão para limpar superfícies difíceis de serem alcançadas, como garrafas térmicas ou jarras fundas;

6. Artesanato
Esvazie um ovo cru e utilize a casca oca. Pinte ou decore seu ovo de Fabergè. Pedaços de cascas (naturais ou tingidas) também são usadas em mosaicos;






7. Molde culinário
A casca oca também pode ser usada para moldar sobremesas – gelatina ou mousse de chocolate – com um formato diferente. Depois de fria, retire a casca antes de servir ou leve à mesa com a casca para que os convidados tentem adivinhar o que há lá dentro;




8. Desentupidor natural
Sempre deixe uma porção de cascas moídas no filtro do sifão da pia. Os sólidos que porventura descerem se grudarão às cascas com facilidade;

9. Membrana-remédio
A membrana finíssima que se prende à casca também pode ser usada como solução caseira para alguns tipos de desconforto, como pequenos cortes ou unha encravada;

10. Tratar irritações cutâneas
Dissolva uma casca de ovo num pequeno vidro com vinagre de maçã e use a mistura para tratar pequenas irritações ou coceiras na pele;

11. Máscara barata
Num pilão, triture bem as cascas até obter um pó branco. Misture às claras e espalhe sobre o rosto. Deixe a máscara secar antes do enxágue;




12. O combustível do futuro?
Pesquisadores da Universidade de Ohio descobriram que as cascas de ovos podem ser a chave para a produção de combustível de hidrogênio. As cascas podem ser utilizadas para a captura de dióxido de carbono durante uma reação que gera hidrogênio.

Fonte:http://trezende.wordpress.com/2009/08/31/

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PROJETO ARBORIZAÇÃO.

"Em tempos de combate ao aquecimento global, torna-se indispensável adotar medidas que ajudem na preservação do meio ambiente.”
Estamos realizando um trabalho de conscientização com as crianças de nosso Cei, que conta com o apoio de toda comunidade escolar. O objetivo é que, a partir do contato com a natureza, as crianças fiquem estimuladas a se tornar multiplicadoras na conservação do meio ambiente.
O trabalho é realizado com cuidado e orientação de especialistas e o plantio abrangerá diversas espécies de plantas.
Entre as ações que estão em andamento há sempre uma preocupação que vai além da ornamentação, como o cultivo de plantas com funcionalidade para as pessoas num modo geral. O principal exemplo é o plantio da espécie arbórea ‘nim', originária da Índia, que possui um efeito de inseticida natural.(Em breve estarei postando fotos da tal muda)







A conscientização ambiental é muito importante e necessária desde cedo para a formação e aprendizagem das crianças, incentivando-as a prestarem atenção em seus próprios ambientes, com olhar mais critico, o coração mais envolvido e com mentalidade mais responsável.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Globo espelhado Pedagógico

As crianças são fascinadas por bolas, isso é fato.
Procurando diversificar pensei em pendurar alguns globos espelhados pelo solário para chamar a atenção das crianças, enriquecer o vocabulário, e trabalhar o desenvolvimento físico e sensorial dos Bebês.
Então aí vai aquele passo a passo pra você que gostou da idéia.
Lista de materiais:
bolas de isopor, varias medidas.
cola quente
lantejoulas
alfinetes
fio de nylon para pendurar
1º PASSO.
cole as metades da bola de isopor com cola quente , para que fique bem firme.


2º PASSO
passe cola quente na bola e vá colocando as lantejoulas uma a uma como um espiral.



3º PASSO
a cada lantejoula colada fixe um alfinete para que tenha certeza que estas não cairão, e para um acabamento mais bonito.




4º PASSO
finalize colando um ganchinho qualquer (usei um arame de bijuteria) no centro para passar o fio de nylon.

Agora é só pendurar e deixar que o sol e o vento colaborem com seu trabalho!!!
Bjos até mais!!