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quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Coordenador Pedagógico em suas Atribuições!


Após muitas leituras, debates, fóruns, conferências, formações, e vivências durante esses 15 anos de magistério que eu tenho, pensei em postar um artigo sobre o Papel do Coordenador Pedagógico dentro da Escola.
Afinal é essa figurinha carimbada o mediador de todas as ramificações dentro da escola, nao é?
De forma bem simples, esse profissional deve ser a ponte que liga professores e equipe gestora, professores e alunos, alunos e equipe gestora, comunidade e funcionários... e por aí vai.
É através dessa articulação entre coordenação, professores, alunos, comunidade escolar estaremos caminhando em busca de uma qualidade de ensino numa perspectiva crítica e trabalho em equipe.
Segundo Clementi (apud Almeida), cabe ao coordenador "acompanhar o projeto pedagógico, formar professores, partilhar suas ações, também é importante que compreenda as reais relações dessa posição." Assim é fácil identificar as funções formadora, articuladora e transformadora do papel desse profissional no ambiente escolar.
Muitos formadores encontram na reflexão da ação, momentos riquíssimos para a formação. Isso acontece à medida que professores e coordenadores agem conjuntamente observando, discutindo e planejando, vencendo as dificuldades, expectativas e necessidades, requerendo momentos individuais e coletivos entre os membros do grupo, atingindo aos objetivos desejados.
Conforme Almeida(2003), na formação docente, "é muito importante prestar atenção no outro, em seus saberes, dificuldades", sabendo reconhecer e conhecer essas necessidades propiciando subsídios necessários à atuação.Assim, a relação entre professor e coordenador, à medida que se estreita e ambos crescem em sentido prático e teórico(práxis), concebe a confiança, o respeito entre a equipe e favorece a constituição como pessoas.
Nesse sentido, faz-se necessário refletirmos sobre o coordenador pedagógico enquanto agente transformador no contexto escolar. Para tanto, devemos ter claro que as transformações no âmbito escolar não ocorrem espontaneamente, pois se desejamos transformar é necessário que a escola mantenha uma relação dialética com a sociedade, pois enquanto reproduz e transmite valores, normas e crenças ela transforma a sociedade, a cultura e a si própria.
Coordenar, compartilhar e formar são ações do coordenador pedagógico, um educador reflexivo crítico (Liberalli, 2000 e Kincheloe, 1997) e através da interação entre essas ações é possível a concretização de transformações no universo escolar.

fontes:ALMEIDA,Laurinda R.O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.Ocoordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

CLEMENTI,Nilba.A voz dos outros e a nossa voz.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.O coordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

LIBERALI, F.C. (1994). O papel do coordenador no processo reflexivo do professor. Dissertação de Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem. PUC –SP

LIBERALI, F.C. (2000) Argumentative process in critical reflection. The Especialist Vol. 21 nº 01.pp. 69-85. São Paulo.

http://www.artigonal.com

http://www.sbs.com.br

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