BEM VINDO!!

Este espaço, é voltado para pessoas que queiram trocar idéias sobre educação de forma geral, reflexões e práticas que venham contribuir para nosso crescimento...
"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei." ( Benjamin Franklin )

sábado, 11 de junho de 2011

Como eu havia prometido aqui no projeto arborizoção, seguem informações sobre as mudas de Nin.

O NIM é uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos, atinge mais de 10metros de altura. Produz os seus primeiros frutos entre 3 e 5 anos depois do plantio. Nas condições do Nordeste chega a produzir frutos 2 vezes por ano.
Não é tóxico ao ser humano, mamíferos em geral, pássaros e peixes.

Ela se desenvolve bem em regiões semi-áridas, por ser resistentes à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. As substâncias encontradas no NIM funcionam como repelentes e, quando aplicadas diretamente no inseto podem matar ou provocar alterações genéticas. Insetos atingidos pelo NIM, ao se reproduzirem, geram insetos com o corpo defeituoso, de menor tamanho, com baixa capacidade de alimentação e de reprodução, diminuído assim a produção da praga.

Uma opção, em São Paulo (SP), é o Viveiro Sabor de Fazenda, que comercializa, além do nim, mais de 90 espécies de plantas medicinais e aromáticas. Cada muda de nim indiano custa R$ 20. Segundo informações do viveiro, a planta gosta de sol e calor e pode ser plantada em regiões áridas e semiáridas. A árvore pode atingir 10 metros. O viveiro fica na Avenida Nadir Dias de Figueiredo, 395. Tel. (0--11) 2631-4915.

O extrato aquoso das folhas ou das sementes de nim é um bioinseticida usado no controle de pragas agrícolas e domésticas e na medicina veterinária. Já o óleo de nim, obtido a partir da prensagem das sementes, é eficiente contra mais de 400 espécies de insetos, ácaros, alguns fungos, nematoides e carrapatos, informam os pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical Antonio Souza do Nascimento, Marilene Fancelli e Nilton Fritzons Sanches, autores da cartilha Nim: árvore multiuso, disponível no link www.cnpmf.embrapa.br/publicacoes/folder/folder_nim_2006.pdf. Segundo os pesquisadores, o óleo de nim e o extrato aquoso de sementes e folhas podem repelir insetos, evitando que os mesmos se alimentem ou coloquem ovos nas plantas tratadas. Além do carrapato, as espécies mais facilmente controladas são lagartas, pulgões, cigarrinhas, larva minadora dos citros, mosca-das-frutas, mosca-branca, larvas de besouros e mosca-dos-chifres em bovinos.

fontes:www.esplar.org.br/publicacoes/nim.htm e http://www.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário