BEM VINDO!!

Este espaço, é voltado para pessoas que queiram trocar idéias sobre educação de forma geral, reflexões e práticas que venham contribuir para nosso crescimento...
"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei." ( Benjamin Franklin )

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sugestões para o projeto: Os 5 Sentidos.


Hoje vou deixar pra vocês algumas sugestões de atividades para o projeto 5 sentidos.Lembrando que são "sugestões" e que cada um deve adaptar a atividade de acordo com a faixa etária, material e espaço disponíveis, etc.
Espero que aproveitem...

TATO

Brincadeira do papel ou plástico.

faixa etária: 3 anos em diante

material: a maior quantidade possível de materiais recicláveis, como potes, caixinhas, tampas, garrafas, uma caixa grande de papelão para colocar os materiais dentro, uma venda para os olhos.

procedimento: A professora escolhe uma criança, que terá que adivinhar com os olhos vendados e tateando, do que é feito o objeto dado a ela por outra criança.
As crianças adoram brincar de adivinhar, e todas podem interagir, pois enquanto uma está com os olhos vendados adivinhando, as outras escolhem e oferecem os objetos para  serem tateados..
Com crianças maiores, além de dizer se o objeto é de plastico ou de papel, podem já identificar qual é o objeto, por exemplo, se é garrafinha de refrigerante, caixa de leite, rolinho do papel higiênico, pote se sorvete, copinho do Yakult... e por aí vai.


Shantala

A famosa massagem para bebês, simples mas muito eficaz.
Fornece o contato de amor e carinho ao mesmo tempo em que acalma e relaxa através do Tato. O contato de mão e pele nos traz uma nova relação com os bebês.
Esse vídeo mostra um tutorial com 8 passos que podemos adaptar de acordo com o tempo e condições que temos pra praticá-la.
Lembrando que para realizar a Shantala devemos usar a pressão das mãos e não a força, e pode ser usada em qualquer faixa etária. Afinal, quem não gosta de receber um carinho desses?



OLFATO

Móbile de cheirinhos..

faixa etária: todas

material: garrafas pet, fio de nylon para prender os móbiles, saquinhos de organza para os saches perfumados, ervas ou essências aromáticas, algodão ou manta acrílica.

procedimentos: Elimine o fundo da garrafa e depois comece a cortá-la em espiral até o gargalo. Fixe os saches na garrafa amarrando-os ou com cola quente, o fio de nylon será fixado na tampa para pendurá-los. 

Os saches podem ser feitos em saquinhos de organza que facilita muito o trabalho. 

Para preparar os saches, coloque as ervas ou a essência no algodão ou manta acrílica, faça um bolinho de coloque nos saquinhos.

Uma dica importante: se tiver dificuldade para encontrar as ervas ou essências, pode ir ao supermercado mais próximo e comprar caixinhas de chá com o aroma de sua prefência e usá-los, faz o mesmo efeito!
Para ajudar  temos uma tabela de ervas:

Depois de pronto o móbile, você pode mudar a cada semana o aroma e trabalhar a memória olfativa com as crianças...
Obs: lembrando que para ser usado em ambientes com bebês de 0 a 1 ano os perfumes tem que ser bem suave.








Audição.

Falar e cantar.

faixa etária: a partir do nascimento.

Falar com o bebê e/ou cantar, estimula tanto a audição quanto a fala. Observe sempre os sons que o bebê emite, inclusive os choros.
Ao falar sempre que possível olhe nos olhos do bebê, e perceba como ele presta atenção nos movimentos da sua boca.
Fale sempre, os nomes dos objetos, as partes do corpo,nome dos alimentos, o que vão fazer. Essas falas são muito importante, assim o bebê vai assimilando com o tempo, tudo que lhe é dito. Explore os ritmos da linguagem. Estimule o conhecimento do bebê sobre as cadências e padrões ritmicos da linguagem, ensinando-os jogos de dedos, usando rimas, cantando canções e músicas de ninar.
Leia para os bebês, mantenha uma variedade de livros, livros de pano, de plástico para banho e até mesmo de papel (lembrando que todas as atividades devem ser assistidas por um adulto responsável).
Dicas de livros para Bebês:

FESTA DOS INSETOS - LIVRO SONORO

Editora: CIRANDA CULTURAL





MACACO TAGARELA -LIVRO SONORO

Editora:  CIRANDA CULTURAL




BARQUINHO - LIVROS DE BANHO

Editora:  GIRASSOL




LIVRO DAS DESCOBERTAS, O - HORA DO BANHO

Editora:  PUBLIFOLHA EDITORA


Paladar.


Experimentando.


faixa etária: de 1 a 4 anos


material: copinhos com vários tipos de alimentos de diferentes texturas, cores, cheiros, temperaturas, além de sabores e colherzinhas descartáveis.


procedimentos: fazer uma roda e brincar com as crianças com a música dos alimentos. quem errar tem que provar o conteúdo de um copinho e adivinhar o alimento, se errar a adivinhação, paga prenda que pode ser dançar uma música, imitar um bichinho, coisas desse tipo.
A brincadeira intercalando momentos  de cantiga de roda, torna para a criança a atividade muito mais atrativa.


Música dos Alimentos.
Vai começar (palmas)
A brincadeira (palmas)
Dos alimentos (palmas)
Arroz,(palmas)
Feijão, (palmas)
Macarrão,(palmas)
Sabão, (nesse momento Não pode bater palmas, quem bater erra)


A professora vai variando as palavras entre alimentos e não alimentos. Sempre batendo palmas entre uma palavra e outra. Quando a palavra não for alimento, não pode bater palmas.

Criança Leitora  (Sugestões de leituras)

.Amanda no País das Vitaminas.
Assunto: Oportunizar a criança a observar de uma maneira divertida as vantagens de uma alimentação saudável.Autor: Leonardo Mendes Cardoso.Editora do Brasil.

Salada de Frutas
Assunto: História envolvendo várias frutas.
Autora: Rhj Livros Ltda.


No reino da Frutolandia
Assunto: A importância de comer frutas em uma "conversa" divertida com as crianças. O livro ainda traz receitas.
Autora: Cristina Marques - Ângela Rhod
Ed. Sabida



Obs. É de suma importância que se faça uma roda de conversa com a criança antes  das atividades, para explicar o motivo desta. E também depois para saber o quê, e como, as crianças absorveram de informações.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Entendendo o Desenvolvimento Sensorial dos Bebês!



 Gosto muito de trabalhar os 5 sentidos com meus Bebês...
 Este é um tema muito rico, com muitas vertentes a serem estudadas, e trabalhar os sentidos com os bebês no Berçário I, que condizem com a faixa etária de 0 a 1 ano, é fascinante para todos que apreciam a Educação Infantil como processo de desenvolvimento do Ser Humano.
    Para a realização de um projeto como "Os 5 Sentidos" precisamos entender alguns pontos fundamentais de como se dá o funcionamento de cada um dos sentidos durante o 1º ano de vida dos bebês, acredito que se bem trabalhados, todo o desenvolvimento motor e intelectual da criança será facilitado.
    Então de forma simples e objetiva, deixo aqui uma pequena leitura que explica brevemente como se dá o desenvolvimento sensorial do Bebê.

TATO
O tato é, sem dúvida, o sentido mais desenvolvido do bebê, até porque ele se dá através do maior órgão do Corpo Humano: a pele...

É também o que ele mais usa nos seus primeiros meses, afinal, rolar, engatinhar, entre outros movimentos deixam os bebês sempre em contato com algo, que é sentido por eles através da pele, e consequentemente pelo tato.
Assim como o toque de outra pessoa fazendo carinho na face, nas mãozinhas ou em qualquer outra parte do corpinho.




OLFATO
Já o  sentido do olfato, desenvolve-se antes mesmo do nascimento e como tal, ele consegue reconhecer de forma imediata o cheiro tranquilizante da sua mamãe. 
Ao nascerem os bebês já sentem cheiros bons e desagradáveis, por isso também desenvolvem ainda no primeiro ano de vida algumas alergias, quando produtos de higiene, de limpeza ou mesmos perfumes são usados muito forte no ambiente em que está o bebê. Evitar esses tipos de produtos com odores fortes, mesmo que pareça agradável ao adulto, é o melhor a se fazer para evitar esse tipo de problema respiratório.




AUDIÇÃO
Os ouvidos são uma pequena maravilha tecnológica! É isso mesmo! rsrs. O bebê consegue identificar as vozes dos pais que aliás, ouviu durante toda a gravidez. 
Isso acontece porque por volta dos 5 meses de gestação, o bebê já tem o sistema auditivo formado e funcionando plenamente. 
Por ser um sentido de suma importância, já que o bebê impedido de receber adequadamente informações sonoras pode ter inclusive problemas no desenvolvimento da fala, hoje em dia temos o Teste da Orelhinha, ou, Triagem Auditiva Neonatal, realizada ainda na maternidade.Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.
VISÃO
Esse é um dos sentidos que vai se aprimorando depois do nascimento. 
Aos poucos com o passar dos dias e meses a criança vai desenvolvendo este sentido. 
Segundo especialistas na área, no inicio a visão é embaçada, mas o bebê já distingue claridades, formas e movimentos. Vale ressaltar que os bebês se interessam muito por brinquedinhos de cores fortes e contrastantes porque  apesar de ainda não distinguirem muito as cores, já definem bem o claro e o escuro.
Já por volta de 8 meses, enxerga "praticamente igual", mas não totalmente, a visão de um adulto e nesse momento as cores já fazem mais sentido.


PALADAR 
E por último o sentido do paladar, esse desenvolve-se muito cedo. 
É naturalmente atraído por sabores adocicados, porém o bebê aprende rapidamente a apreciar outros sabores, porque o leite da mãe muda dependendo daquilo que ela come.
Essa parte do paladar cabe uma outra postagem pois o fato de o bebê na escola  ter que trocar o peito da mamãe por mamadeira  é um processo muitas vezes longo e doloroso psicologicamente falando tanto para a mamãe quanto para o Bebê.




 E agora que conhecemos um pouco sobre  como se dá o desenvolvimento de cada um dos sentidos, já podemos pensar em desenvolver um projeto que estimule os aparelhos sensoriais dos bebês. Em Breve volto com sugestão de atividades e indicações de leitura para este projeto, ok? Aguardem..


.Fontes pesquisadas:

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Folclore e Bebês.

Trabalhar o folclore é uma maneira de valorizarmos nossa cultura. 
Mas o material que temos para trabalharmos com nossos bebês é muito pobre, então resolvi deixar aqui algumas dicas e idéias para facilitar nosso trabalho na questão do planejamento.

Minha idéia é montar uma barraca (dessas de acampamento) dentro de algum espaço do CEI. Nela temos que criar um espaço aconchegante, com tapetes e almofadas,  precisa ser alegre e temático, então podemos pendurar móbiles com as personagens folclóricas lá dentro.
Todas as turmas poderão passar pela Tenda do Folclore, é só o pessoal se organizar quanto ao horário e ao que será apresentado as crianças lá dentro. 
parlendas, contos, lendas, historinhas em áudio, fantoches, cantigas.. tudo pode na Tenda do Folclore..
Depois é só levar para os outros espaços do CEI o que cada turma fez na Tenda compartilhando e socializando em forma de brincadeiras..
Além da cultua popular, existem outras vertentes para o Projeto Folclore dentro do CEI que são tão importantes quanto.
Estaremos ampliando o repertório sobre as parlendas e assim ampliando a linguagem oral, desenvolvendo também o interesse pela pronuncia correta e a compreensão das frases que parecem “enrolar” a nossa língua.
exemplo de parlendas:

A apresentação  de personagens como o Saci e a Curupira por exemplo, abrangerá o tema inclusão, onde as crianças poderão perceber que o diferente não é inferior e que tem seu papel a cumprir na saciedade.
Sem contar que com o saci podemos trabalhar a questão da saúde, do antitabagismo..
Algumas brincadeiras do nosso dia-a-dia também estarão presentes nestes momentos, o que facilitará o desenvolvimento do projeto.


Acredito que a contação das lendas, cantigas e brincadeiras são atividades que proporcionam interação e prazer em todos os grupos dentro do CEI.
Logo, a Tenda do Folclore é uma  ótima  idéia para trabalharmos tudo junto e misturado com excelentes resultados!! 
Bjos e até mais!!!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Férias pra que te quero?

O assunto desse mês não poderia ser outro: FÉRIAS.


Por que e para que nossas crianças precisam de férias? (nesse caso.. recesso escolar)


  A palavra “férias” tem origem no latim “ feriae ”, que quer dizer “dias de descanso”. E descanso, para quem estuda – e também para quem trabalha –, é fundamental para que as pessoas possam se dedicar ao que gostam de fazer com total liberdade, para que o cérebro funcione sem cobranças. Assim, de “cuca fresca”, todos voltam em melhores condições de aprender.
  As férias escolares ou recessos escolares, também existem para que os educadores planejem o trabalho que será realizado com os alunos no próximo ano, ou semestre e para que os administradores cuidem da manutenção do espaço. Lembre-se que professores e alunos convivem por 10 horas por dia (no caso das crianças de CEI), distribuídas em trezentos e sessenta e cinco dias de atendimento, exceto sábados,domingos e feriados; e que na maioria das escolas  professores trabalham em dois turnos,  mas há apenas um turno direto de 10hs para as crianças.
  Isso significa que as horas longe do convívio familiar para as crianças a partir do seu nascimento, são praticamente metado do dia.( 24hs),  já que os CEIs atendem crianças desde 0 anos de idade.
  Portanto, quando é possível pintar a escola, limpar cisternas e caixas d`água, dedetizar e realizar pequenas obras sem atrapalhar as aulas?
  Nas férias, claro!
  Em qualquer lugar do mundo em que se tenha 240 dias letivos, existem outros agentes, como os de cultura, de turismo e de esporte que se ocupam dos alunos em grande parte do ano, permitindo que os professores tenham um recesso, o que é natural pelo que a profissão exige.
  Ela é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e pela Unesco como uma profissão penosa, que afeta a saúde mental diariamente, por isso, nos aposentamos com 25 anos de trabalho. Com esse entendimento, verificamos que é necessário o recesso em julho e as férias em janeiro unificadas, pois muitos professores trabalham em duas ou três escolas e, por conta disso, acabam tendo férias em uma escola enquanto na outra o expediente ainda continua. Dessa forma, ele acaba passando o ano sem parar, pois vai sempre estar trabalhando em, pelo menos, uma instituição durante o período do recesso.
  Esse problema só favorece o estresse crônico, as doenças somatizadoras, os conflitos em sala de aula.
  A campanha de férias em janeiro é uma questão de saúde e utilidade públicas. Não é só uma reivindicação de uma categoria. Isso interessa também aos pais, pois um professor doente é sinônimo de qualidade de ensino ruim. Estar mais de 200 dias na escola não significa que o aluno está aprendendo.
  Para nossas crianças o recesso de julho é um período de descanso, diversão e lazer. Esse é o tempo livre para fazer o que vier à cabeça, sem se preocupar com as obrigações das rotinas na escola.
  Nas férias, aumentam as chances de aprender muito sobre si mesmo, sobre as pessoas e sobre o mundo de maneiras diferentes das habituais, dentro do prédio escolar. É possível aproveitar e apreciar os momentos de convívio com os amigos e com a família.
  E por isso todos esses motivos, é necessário valorizar cada instante das férias.
 Elas vêm, justamente, como uma pausa que mostra que não se pode esquecer de viver momentos que tornam a vida mais alegre, mais bonita, mais divertida e cheia de sentido. Obviamente que isso é algo para se lembrar em todos os dias do ano, mas nas férias esse pensamento é mais intenso, afinal, o tempo livre propicia às pessoas liberdade para fazerem o que realmente lhes traz felicidade.
  Se você ainda tem dúvidas sobre o direito das férias e recesso escolares para os Ceis,assista este vídeo que é muito esclarecedor. http://www.youtube.com/watch?v=WO519nRy_70&feature=player_embedded


Fontes:
http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=1100
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/

sábado, 11 de junho de 2011

O relaxamento faz parte de nossa Rotina.


O relaxamento faz parte de nossa Rotina, pelo simples fato de que nós, Professores e Bebês, precisamos de momentos de descanso para recuperação de energias.
Assim não poderia deixar de postar aqui o relaxamento feito com os Bebês pela Professora Antonia.


Num dia muito tumultuado, um número alto de crianças e manutenção no prédio escolar, ao final do dia a Professora conseguiu criar um clima muito harmonioso e aplicou uma massagem relaxante nos bebês ...
Um ambiente calmo é o ingrediente essencial para uns longos minutos para serenar...
Com baixa luminosidade, uma música calminha e uma bolinha de borracha, ela deu início ao relaxamento.
Dica; Role a bola suavemente para frente e para traz, e enquanto faz rolar a bola cante ou coloque a tocar uma música relaxante que o bebê está acostumado a ouvir. Neste caso, foi colocado um CD.
O movimento oscilante é muito relaxante para o bebê
Eles amaram, até os mais "agitados" da turma, conseguiram relaxar neste momento!!


Parabéns pela dedicação Professora!!
Como eu havia prometido aqui no projeto arborizoção, seguem informações sobre as mudas de Nin.

O NIM é uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos, atinge mais de 10metros de altura. Produz os seus primeiros frutos entre 3 e 5 anos depois do plantio. Nas condições do Nordeste chega a produzir frutos 2 vezes por ano.
Não é tóxico ao ser humano, mamíferos em geral, pássaros e peixes.

Ela se desenvolve bem em regiões semi-áridas, por ser resistentes à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. As substâncias encontradas no NIM funcionam como repelentes e, quando aplicadas diretamente no inseto podem matar ou provocar alterações genéticas. Insetos atingidos pelo NIM, ao se reproduzirem, geram insetos com o corpo defeituoso, de menor tamanho, com baixa capacidade de alimentação e de reprodução, diminuído assim a produção da praga.

Uma opção, em São Paulo (SP), é o Viveiro Sabor de Fazenda, que comercializa, além do nim, mais de 90 espécies de plantas medicinais e aromáticas. Cada muda de nim indiano custa R$ 20. Segundo informações do viveiro, a planta gosta de sol e calor e pode ser plantada em regiões áridas e semiáridas. A árvore pode atingir 10 metros. O viveiro fica na Avenida Nadir Dias de Figueiredo, 395. Tel. (0--11) 2631-4915.

O extrato aquoso das folhas ou das sementes de nim é um bioinseticida usado no controle de pragas agrícolas e domésticas e na medicina veterinária. Já o óleo de nim, obtido a partir da prensagem das sementes, é eficiente contra mais de 400 espécies de insetos, ácaros, alguns fungos, nematoides e carrapatos, informam os pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical Antonio Souza do Nascimento, Marilene Fancelli e Nilton Fritzons Sanches, autores da cartilha Nim: árvore multiuso, disponível no link www.cnpmf.embrapa.br/publicacoes/folder/folder_nim_2006.pdf. Segundo os pesquisadores, o óleo de nim e o extrato aquoso de sementes e folhas podem repelir insetos, evitando que os mesmos se alimentem ou coloquem ovos nas plantas tratadas. Além do carrapato, as espécies mais facilmente controladas são lagartas, pulgões, cigarrinhas, larva minadora dos citros, mosca-das-frutas, mosca-branca, larvas de besouros e mosca-dos-chifres em bovinos.

fontes:www.esplar.org.br/publicacoes/nim.htm e http://www.estadao.com.br

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Coordenador Pedagógico em suas Atribuições!


Após muitas leituras, debates, fóruns, conferências, formações, e vivências durante esses 15 anos de magistério que eu tenho, pensei em postar um artigo sobre o Papel do Coordenador Pedagógico dentro da Escola.
Afinal é essa figurinha carimbada o mediador de todas as ramificações dentro da escola, nao é?
De forma bem simples, esse profissional deve ser a ponte que liga professores e equipe gestora, professores e alunos, alunos e equipe gestora, comunidade e funcionários... e por aí vai.
É através dessa articulação entre coordenação, professores, alunos, comunidade escolar estaremos caminhando em busca de uma qualidade de ensino numa perspectiva crítica e trabalho em equipe.
Segundo Clementi (apud Almeida), cabe ao coordenador "acompanhar o projeto pedagógico, formar professores, partilhar suas ações, também é importante que compreenda as reais relações dessa posição." Assim é fácil identificar as funções formadora, articuladora e transformadora do papel desse profissional no ambiente escolar.
Muitos formadores encontram na reflexão da ação, momentos riquíssimos para a formação. Isso acontece à medida que professores e coordenadores agem conjuntamente observando, discutindo e planejando, vencendo as dificuldades, expectativas e necessidades, requerendo momentos individuais e coletivos entre os membros do grupo, atingindo aos objetivos desejados.
Conforme Almeida(2003), na formação docente, "é muito importante prestar atenção no outro, em seus saberes, dificuldades", sabendo reconhecer e conhecer essas necessidades propiciando subsídios necessários à atuação.Assim, a relação entre professor e coordenador, à medida que se estreita e ambos crescem em sentido prático e teórico(práxis), concebe a confiança, o respeito entre a equipe e favorece a constituição como pessoas.
Nesse sentido, faz-se necessário refletirmos sobre o coordenador pedagógico enquanto agente transformador no contexto escolar. Para tanto, devemos ter claro que as transformações no âmbito escolar não ocorrem espontaneamente, pois se desejamos transformar é necessário que a escola mantenha uma relação dialética com a sociedade, pois enquanto reproduz e transmite valores, normas e crenças ela transforma a sociedade, a cultura e a si própria.
Coordenar, compartilhar e formar são ações do coordenador pedagógico, um educador reflexivo crítico (Liberalli, 2000 e Kincheloe, 1997) e através da interação entre essas ações é possível a concretização de transformações no universo escolar.

fontes:ALMEIDA,Laurinda R.O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.Ocoordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

CLEMENTI,Nilba.A voz dos outros e a nossa voz.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.O coordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

LIBERALI, F.C. (1994). O papel do coordenador no processo reflexivo do professor. Dissertação de Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem. PUC –SP

LIBERALI, F.C. (2000) Argumentative process in critical reflection. The Especialist Vol. 21 nº 01.pp. 69-85. São Paulo.

http://www.artigonal.com

http://www.sbs.com.br