Hoje vou deixar pra vocês algumas sugestões de atividades para o projeto 5 sentidos.Lembrando que são "sugestões" e que cada um deve adaptar a atividade de acordo com a faixa etária, material e espaço disponíveis, etc.
Espero que aproveitem...
TATO
Brincadeira do papel ou plástico.
faixa etária: 3 anos em diante
material: a maior quantidade possível de materiais recicláveis, como potes, caixinhas, tampas, garrafas, uma caixa grande de papelão para colocar os materiais dentro, uma venda para os olhos.
procedimento: A professora escolhe uma criança, que terá que adivinhar com os olhos vendados e tateando, do que é feito o objeto dado a ela por outra criança.
As crianças adoram brincar de adivinhar, e todas podem interagir, pois enquanto uma está com os olhos vendados adivinhando, as outras escolhem e oferecem os objetos para serem tateados..
Com crianças maiores, além de dizer se o objeto é de plastico ou de papel, podem já identificar qual é o objeto, por exemplo, se é garrafinha de refrigerante, caixa de leite, rolinho do papel higiênico, pote se sorvete, copinho do Yakult... e por aí vai.
Shantala
A famosa massagem para bebês, simples mas muito eficaz.
Fornece o contato de amor e carinho ao mesmo tempo em que acalma e relaxa através do Tato. O contato de mão e pele nos traz uma nova relação com os bebês.
Esse vídeo mostra um tutorial com 8 passos que podemos adaptar de acordo com o tempo e condições que temos pra praticá-la.
Lembrando que para realizar a Shantala devemos usar a pressão das mãos e não a força, e pode ser usada em qualquer faixa etária. Afinal, quem não gosta de receber um carinho desses?
OLFATO
Móbile de cheirinhos..
faixa etária: todas
material: garrafas pet, fio de nylon para prender os móbiles, saquinhos de organza para os saches perfumados, ervas ou essências aromáticas, algodão ou manta acrílica.
procedimentos: Elimine o fundo da garrafa e depois comece a cortá-la em espiral até o gargalo. Fixe os saches na garrafa amarrando-os ou com cola quente, o fio de nylon será fixado na tampa para pendurá-los.
Os saches podem ser feitos em saquinhos de organza que facilita muito o trabalho.
Para preparar os saches, coloque as ervas ou a essência no algodão ou manta acrílica, faça um bolinho de coloque nos saquinhos.
Uma dica importante: se tiver dificuldade para encontrar as ervas ou essências, pode ir ao supermercado mais próximo e comprar caixinhas de chá com o aroma de sua prefência e usá-los, faz o mesmo efeito!
Para ajudar temos uma tabela de ervas:
Depois de pronto o móbile, você pode mudar a cada semana o aroma e trabalhar a memória olfativa com as crianças...
Obs: lembrando que para ser usado em ambientes com bebês de 0 a 1 ano os perfumes tem que ser bem suave.
Audição.
Falar e cantar.
Falar com o bebê e/ou cantar, estimula tanto a audição quanto a fala. Observe sempre os sons que o bebê emite, inclusive os choros.
Ao falar sempre que possível olhe nos olhos do bebê, e perceba como ele presta atenção nos movimentos da sua boca.
Fale sempre, os nomes dos objetos, as partes do corpo,nome dos alimentos, o que vão fazer. Essas falas são muito importante, assim o bebê vai assimilando com o tempo, tudo que lhe é dito. Explore os ritmos da linguagem. Estimule o conhecimento do bebê sobre as cadências e padrões ritmicos da linguagem, ensinando-os jogos de dedos, usando rimas, cantando canções e músicas de ninar.
Leia para os bebês, mantenha uma variedade de livros, livros de pano, de plástico para banho e até mesmo de papel (lembrando que todas as atividades devem ser assistidas por um adulto responsável).
Dicas de livros para Bebês:
FESTA DOS INSETOS - LIVRO SONORO
Editora: CIRANDA CULTURAL
MACACO TAGARELA -LIVRO SONORO
Editora: CIRANDA CULTURAL
BARQUINHO - LIVROS DE BANHO
Editora: GIRASSOL
LIVRO DAS DESCOBERTAS, O - HORA DO BANHO
Editora: PUBLIFOLHA EDITORA
Experimentando.
faixa etária: de 1 a 4 anos
material: copinhos com vários tipos de alimentos de diferentes texturas, cores, cheiros, temperaturas, além de sabores e colherzinhas descartáveis.
procedimentos: fazer uma roda e brincar com as crianças com a música dos alimentos. quem errar tem que provar o conteúdo de um copinho e adivinhar o alimento, se errar a adivinhação, paga prenda que pode ser dançar uma música, imitar um bichinho, coisas desse tipo.
A brincadeira intercalando momentos de cantiga de roda, torna para a criança a atividade muito mais atrativa.
Música dos Alimentos.
Vai começar (palmas)
A brincadeira (palmas)
Dos alimentos (palmas)
Arroz,(palmas)
Feijão, (palmas)
Macarrão,(palmas)
Sabão, (nesse momento Não pode bater palmas, quem bater erra)
A professora vai variando as palavras entre alimentos e não alimentos. Sempre batendo palmas entre uma palavra e outra. Quando a palavra não for alimento, não pode bater palmas.
Criança Leitora (Sugestões de leituras)
.Amanda no País das Vitaminas.
Assunto: Oportunizar a criança a observar de uma maneira divertida as vantagens de uma alimentação saudável.Autor: Leonardo Mendes Cardoso.Editora do Brasil.
Salada de Frutas
Assunto: História envolvendo várias frutas.
Autora: Rhj Livros Ltda.
No reino da Frutolandia
Assunto: A importância de comer frutas em uma "conversa" divertida com as crianças. O livro ainda traz receitas.
Autora: Cristina Marques - Ângela Rhod
Ed. Sabida
Obs. É de suma importância que se faça uma roda de conversa com a criança antes das atividades, para explicar o motivo desta. E também depois para saber o quê, e como, as crianças absorveram de informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário