BEM VINDO!!

Este espaço, é voltado para pessoas que queiram trocar idéias sobre educação de forma geral, reflexões e práticas que venham contribuir para nosso crescimento...
"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei." ( Benjamin Franklin )

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sugestões para o projeto: Os 5 Sentidos.


Hoje vou deixar pra vocês algumas sugestões de atividades para o projeto 5 sentidos.Lembrando que são "sugestões" e que cada um deve adaptar a atividade de acordo com a faixa etária, material e espaço disponíveis, etc.
Espero que aproveitem...

TATO

Brincadeira do papel ou plástico.

faixa etária: 3 anos em diante

material: a maior quantidade possível de materiais recicláveis, como potes, caixinhas, tampas, garrafas, uma caixa grande de papelão para colocar os materiais dentro, uma venda para os olhos.

procedimento: A professora escolhe uma criança, que terá que adivinhar com os olhos vendados e tateando, do que é feito o objeto dado a ela por outra criança.
As crianças adoram brincar de adivinhar, e todas podem interagir, pois enquanto uma está com os olhos vendados adivinhando, as outras escolhem e oferecem os objetos para  serem tateados..
Com crianças maiores, além de dizer se o objeto é de plastico ou de papel, podem já identificar qual é o objeto, por exemplo, se é garrafinha de refrigerante, caixa de leite, rolinho do papel higiênico, pote se sorvete, copinho do Yakult... e por aí vai.


Shantala

A famosa massagem para bebês, simples mas muito eficaz.
Fornece o contato de amor e carinho ao mesmo tempo em que acalma e relaxa através do Tato. O contato de mão e pele nos traz uma nova relação com os bebês.
Esse vídeo mostra um tutorial com 8 passos que podemos adaptar de acordo com o tempo e condições que temos pra praticá-la.
Lembrando que para realizar a Shantala devemos usar a pressão das mãos e não a força, e pode ser usada em qualquer faixa etária. Afinal, quem não gosta de receber um carinho desses?



OLFATO

Móbile de cheirinhos..

faixa etária: todas

material: garrafas pet, fio de nylon para prender os móbiles, saquinhos de organza para os saches perfumados, ervas ou essências aromáticas, algodão ou manta acrílica.

procedimentos: Elimine o fundo da garrafa e depois comece a cortá-la em espiral até o gargalo. Fixe os saches na garrafa amarrando-os ou com cola quente, o fio de nylon será fixado na tampa para pendurá-los. 

Os saches podem ser feitos em saquinhos de organza que facilita muito o trabalho. 

Para preparar os saches, coloque as ervas ou a essência no algodão ou manta acrílica, faça um bolinho de coloque nos saquinhos.

Uma dica importante: se tiver dificuldade para encontrar as ervas ou essências, pode ir ao supermercado mais próximo e comprar caixinhas de chá com o aroma de sua prefência e usá-los, faz o mesmo efeito!
Para ajudar  temos uma tabela de ervas:

Depois de pronto o móbile, você pode mudar a cada semana o aroma e trabalhar a memória olfativa com as crianças...
Obs: lembrando que para ser usado em ambientes com bebês de 0 a 1 ano os perfumes tem que ser bem suave.








Audição.

Falar e cantar.

faixa etária: a partir do nascimento.

Falar com o bebê e/ou cantar, estimula tanto a audição quanto a fala. Observe sempre os sons que o bebê emite, inclusive os choros.
Ao falar sempre que possível olhe nos olhos do bebê, e perceba como ele presta atenção nos movimentos da sua boca.
Fale sempre, os nomes dos objetos, as partes do corpo,nome dos alimentos, o que vão fazer. Essas falas são muito importante, assim o bebê vai assimilando com o tempo, tudo que lhe é dito. Explore os ritmos da linguagem. Estimule o conhecimento do bebê sobre as cadências e padrões ritmicos da linguagem, ensinando-os jogos de dedos, usando rimas, cantando canções e músicas de ninar.
Leia para os bebês, mantenha uma variedade de livros, livros de pano, de plástico para banho e até mesmo de papel (lembrando que todas as atividades devem ser assistidas por um adulto responsável).
Dicas de livros para Bebês:

FESTA DOS INSETOS - LIVRO SONORO

Editora: CIRANDA CULTURAL





MACACO TAGARELA -LIVRO SONORO

Editora:  CIRANDA CULTURAL




BARQUINHO - LIVROS DE BANHO

Editora:  GIRASSOL




LIVRO DAS DESCOBERTAS, O - HORA DO BANHO

Editora:  PUBLIFOLHA EDITORA


Paladar.


Experimentando.


faixa etária: de 1 a 4 anos


material: copinhos com vários tipos de alimentos de diferentes texturas, cores, cheiros, temperaturas, além de sabores e colherzinhas descartáveis.


procedimentos: fazer uma roda e brincar com as crianças com a música dos alimentos. quem errar tem que provar o conteúdo de um copinho e adivinhar o alimento, se errar a adivinhação, paga prenda que pode ser dançar uma música, imitar um bichinho, coisas desse tipo.
A brincadeira intercalando momentos  de cantiga de roda, torna para a criança a atividade muito mais atrativa.


Música dos Alimentos.
Vai começar (palmas)
A brincadeira (palmas)
Dos alimentos (palmas)
Arroz,(palmas)
Feijão, (palmas)
Macarrão,(palmas)
Sabão, (nesse momento Não pode bater palmas, quem bater erra)


A professora vai variando as palavras entre alimentos e não alimentos. Sempre batendo palmas entre uma palavra e outra. Quando a palavra não for alimento, não pode bater palmas.

Criança Leitora  (Sugestões de leituras)

.Amanda no País das Vitaminas.
Assunto: Oportunizar a criança a observar de uma maneira divertida as vantagens de uma alimentação saudável.Autor: Leonardo Mendes Cardoso.Editora do Brasil.

Salada de Frutas
Assunto: História envolvendo várias frutas.
Autora: Rhj Livros Ltda.


No reino da Frutolandia
Assunto: A importância de comer frutas em uma "conversa" divertida com as crianças. O livro ainda traz receitas.
Autora: Cristina Marques - Ângela Rhod
Ed. Sabida



Obs. É de suma importância que se faça uma roda de conversa com a criança antes  das atividades, para explicar o motivo desta. E também depois para saber o quê, e como, as crianças absorveram de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário