BEM VINDO!!

Este espaço, é voltado para pessoas que queiram trocar idéias sobre educação de forma geral, reflexões e práticas que venham contribuir para nosso crescimento...
"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei." ( Benjamin Franklin )

segunda-feira, 14 de maio de 2012

CRECHE. Pode ser o melhor lugar para uma criança crescer?

 Realmente, escolher onde deixar nossos filhos ainda bebês, quando a necessidade bate a nossa porta, é um momento muito difícil e por isso resolvi escrever este artigo.

Os Centros de Educação Infantil, CEI, que antes eram chamados de "Creches", são construídos e planejados para oferecer ótimas condições de estímulos para o desenvolvimento dos bebês. Além de uma necessidade dos pais, o CEI é um direito de toda e qualquer criança independente de classe, gênero, cor ou sexo.

Através de trabalhos realizados com bases afetivos-sociais, este pode ser um bom lugar e o mais  adequado para a criança crescer, mesmo estando afastada de seu ambiente caseiro e familiar. Daí a importância de um trabalho consciente e responsável pela infância nestas instituições escolares.

Sabe-se que afastar a mãe de seu filho por volta de 8hs por dia, nos primeiros meses de vida, não é a solução mais adequada para quem precisa deixar seu filho aos cuidados de outras pessoas, seja lá por qual motivo for, mas se o afastamento tem que ocorrer ainda com tão pouco tempo de vida do bebê,  o CEI pode sim ser o local mais adequado para o desenvolvimento desta criança.

Eis então uma breve defesa dos CEIs como um direito a Educação e ao bem-estar da criança.

* CEI de qualidade, oferece além dos serviços de Higiene, Segurança e Alimentação, um trabalho pedagógico que será fundamental no desenvolvimento da criança.
*Este trabalho trará ao bebê estímulos em seus talentos intelectuais inatos, envolvidos pela cultura, tradições e valores de sua comunidade.
*A educação realizada através de atividades estudadas e planejadas, são fundamentadas nos talentos e capacidades pessoais das crianças.
*A estimulação das capacidades físicas e psicológicas das crianças como brincar com os amiguinhos e com os adultos que os rodeiam, a aprendizagem dos hábitos alimentares,o cuidar de si, dos outros e do ambiente, o desfralde, as estimulações sensoriais , são elementos que contribuem para uma vida saudável e fazem parte dos princípios básicos para o trabalho realizado dentro dos CEIs.

A socialização e adaptação das crianças serão as primeiras barreiras, afinal, um bebê que só convivia com os familiares mais íntimos neste momento ganhará muitos amiguinhos e amigões que muitas vezes apresentam comportamentos diferentes dos seus.
Normas, regras e rotinas nem sempre serão as mesmas com as quais está habituado.
Essa será uma nova etapa em sua vida, e os responsáveis pelo bebê devem facilitar esse momento que é de transição, obtendo o máximo de informação e recurssos para ajudá-los com equilíbrio.
A parceria com a escola trará mais confiança e segurança, tanto para a família quanto para a criança. Conversas com os professores, orientadores ou coordenadores pedagógicos  e até mesmo com outros pais que os deixarão muito mais conscientes do trabalho realizado no CEI.
Assim, com certeza irão concluir que o CEI é o melhor lugar para deixar seu filho, e que esta não será uma decisão duvidosa ou precipitada.



6 comentários:

  1. Concordo com vc. Sou CP de um CEI e meu bebê está no Berçário I. Apesar da dificuldade em conseguir a vaga, (fiz a inscrição quando eu ainda estava na EMEF e ele tinha 1 mês), consegui! O maior obstáculo está sendo as doencinhas frequentes que um ambiente coletivo com 3 ou 4 adultos e 21 bebês proporciona. Odeio tirar licença, fico sem opção, já que orientamos as famílias a deixar as crianças doentes em casa e quando é o filho da CP que está doentinho, não dá pra ser diferente. Dá uma certa tristeza ter meu trabalho interrompido por esse motivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi, vc é mais uma lutadora, tenho certeza disto. è Cp em qual CEI?

      Excluir
  2. Acredito que hj já podemos dizer que o CEI é sim um bom lugar, mas não podemos esquecer que a família é o principal ambiente para um bebê... eles passam 10 horas no CEI e qual é o contato que tem com a família? saem da escola ás 18hs chegam em casa e logo vão dormir, muitas vezes só acordam na escola de novo..Eles tem direito ao convivio familiar. Vamos lutar sempre para que esse direito seja cumprido...Adorei seu blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priorizar o convívio com a mãe principalmente nos primeiros anos é mesmo o ideal, o convívio social com outras crianças e os desafios estimuladores são consequências positivas, mas infelizmente essa não é a realidade para a grande maioria das mães brasileiras e fica a Dica: CEI, um lugar apropriado para o bebê cescer!

      Excluir
  3. apple watch 6 titanium | Titanium Art
    This titanium engagement rings piece of metal has the appearance of a pyramid with the same head of a pyramid, with titanium glasses the same neckline on it. This piece titanium body jewelry of titanium hair straightener metal has the is titanium a conductor appearance of a

    ResponderExcluir