BEM VINDO!!

Este espaço, é voltado para pessoas que queiram trocar idéias sobre educação de forma geral, reflexões e práticas que venham contribuir para nosso crescimento...
"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei." ( Benjamin Franklin )

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Férias pra que te quero?

O assunto desse mês não poderia ser outro: FÉRIAS.


Por que e para que nossas crianças precisam de férias? (nesse caso.. recesso escolar)


  A palavra “férias” tem origem no latim “ feriae ”, que quer dizer “dias de descanso”. E descanso, para quem estuda – e também para quem trabalha –, é fundamental para que as pessoas possam se dedicar ao que gostam de fazer com total liberdade, para que o cérebro funcione sem cobranças. Assim, de “cuca fresca”, todos voltam em melhores condições de aprender.
  As férias escolares ou recessos escolares, também existem para que os educadores planejem o trabalho que será realizado com os alunos no próximo ano, ou semestre e para que os administradores cuidem da manutenção do espaço. Lembre-se que professores e alunos convivem por 10 horas por dia (no caso das crianças de CEI), distribuídas em trezentos e sessenta e cinco dias de atendimento, exceto sábados,domingos e feriados; e que na maioria das escolas  professores trabalham em dois turnos,  mas há apenas um turno direto de 10hs para as crianças.
  Isso significa que as horas longe do convívio familiar para as crianças a partir do seu nascimento, são praticamente metado do dia.( 24hs),  já que os CEIs atendem crianças desde 0 anos de idade.
  Portanto, quando é possível pintar a escola, limpar cisternas e caixas d`água, dedetizar e realizar pequenas obras sem atrapalhar as aulas?
  Nas férias, claro!
  Em qualquer lugar do mundo em que se tenha 240 dias letivos, existem outros agentes, como os de cultura, de turismo e de esporte que se ocupam dos alunos em grande parte do ano, permitindo que os professores tenham um recesso, o que é natural pelo que a profissão exige.
  Ela é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e pela Unesco como uma profissão penosa, que afeta a saúde mental diariamente, por isso, nos aposentamos com 25 anos de trabalho. Com esse entendimento, verificamos que é necessário o recesso em julho e as férias em janeiro unificadas, pois muitos professores trabalham em duas ou três escolas e, por conta disso, acabam tendo férias em uma escola enquanto na outra o expediente ainda continua. Dessa forma, ele acaba passando o ano sem parar, pois vai sempre estar trabalhando em, pelo menos, uma instituição durante o período do recesso.
  Esse problema só favorece o estresse crônico, as doenças somatizadoras, os conflitos em sala de aula.
  A campanha de férias em janeiro é uma questão de saúde e utilidade públicas. Não é só uma reivindicação de uma categoria. Isso interessa também aos pais, pois um professor doente é sinônimo de qualidade de ensino ruim. Estar mais de 200 dias na escola não significa que o aluno está aprendendo.
  Para nossas crianças o recesso de julho é um período de descanso, diversão e lazer. Esse é o tempo livre para fazer o que vier à cabeça, sem se preocupar com as obrigações das rotinas na escola.
  Nas férias, aumentam as chances de aprender muito sobre si mesmo, sobre as pessoas e sobre o mundo de maneiras diferentes das habituais, dentro do prédio escolar. É possível aproveitar e apreciar os momentos de convívio com os amigos e com a família.
  E por isso todos esses motivos, é necessário valorizar cada instante das férias.
 Elas vêm, justamente, como uma pausa que mostra que não se pode esquecer de viver momentos que tornam a vida mais alegre, mais bonita, mais divertida e cheia de sentido. Obviamente que isso é algo para se lembrar em todos os dias do ano, mas nas férias esse pensamento é mais intenso, afinal, o tempo livre propicia às pessoas liberdade para fazerem o que realmente lhes traz felicidade.
  Se você ainda tem dúvidas sobre o direito das férias e recesso escolares para os Ceis,assista este vídeo que é muito esclarecedor. http://www.youtube.com/watch?v=WO519nRy_70&feature=player_embedded


Fontes:
http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=1100
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/

Um comentário:

  1. Olá, passando para agradecer a visita lá no Dividindo Inspirações e pra dizer que gostei muito do seu blog! Parabéns!!!
    Ah...fico feliz que tenha gostado da decoração, e o sapatinho foi eu quem fiz sim, peguei o molde nesse endereço: http://casamenteiras.com.br/chadaspanelas/2010/01/30/sapatinho-de-papel/
    Bjos!!

    ResponderExcluir