BEM VINDO!!

Este espaço, é voltado para pessoas que queiram trocar idéias sobre educação de forma geral, reflexões e práticas que venham contribuir para nosso crescimento...
"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei." ( Benjamin Franklin )

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sugestão de atividades Artísticas para crianças pequenas.

Minha intenção era publicar sugestão de atividades por faixa etária, mas acredito ser conveniente ir pulicando as atividades sem essa divisão, assim cada um vai adequando para a maturidade de cada criança.

Pintura com barbante.

material: barbante em  pedaços, tinta e papel
Despeje um pouco de tinta num pratinho descartável, quanto mais variedade de cores, mais atrativa a atividade.
 Distribua um pedaço de barbante para cada criança, tem que ser um tamanho suficiente para que a criança consiga segurar e molhar na tinta, ela deverá sujar o barbante na tinta e ir batente e espalhando no papel construindo uma obra abstrata, fica lindo e eles adoram.
Obs: Uma boa variação para as crianças maiores é deixar cartolinas no chão e oferecer vários pedaços menores de barbante paras as crianças, que devem sujá-lo na tinta e de uma pequena distancia atirá-los na cartolina, deixe no lugar até secar.. também fica uma obra maravilhosa.

Textura com creme dental.

material: creme dental branco, anilina ou tinta,garfinhos descartáveis e papel ou tela
Coloque sobre o papel ou tela pingos do grame dental como se fosse na escova de dentes, em seguida coloque um pouquinho de anilina ou tinta por cima, mas em quantidade menor que a quantidade do creme dental. Agora é só entregar os garfinhos para que as crianças espalhem a mistura pela superfície.
Detalhe, quanto menos a tinta se misturar ao creme dental mais bonita fica a textura, a ideia é que o branco fie com riscos coloridos feitos pelos garfos.

Criando com Bolinhas de Gude.

material: caixa de papelão, papel, tintas coloridas e bolinhas de gude.
Coloque dentro da caixa de papelão a folha de papel que será pintada, espalhe um pouco de tinta colorida, coloque 1 ou 2 bolinhas de gude dentro da caixa.Agora é só balançar a caixa de um lado para o outro que a pintura vai aparecendo...



Cores, cheiros, texturas e sabores.

material: gelatina, água, papel e laminado prata.
Em recipientes separados despeje a gelatina, cada sabor num recipiente, vá colocando água aos poucos até formar uma pasta, faça tudo na frente das crianças, é interessante que vejam a transformação do pó em pasta, e cheiro que as gelatinas exalam também pode ser objeto de trabalho na questão do desenvolvimento da memoria olfativa. deixe que as crianças use as mãos para pintar o papel laminado, ofereça as gelatinas aleatoriamente para que escolham quais querem usar. É comum eles levarem a boca pois o cheiro é muito convidativo.. rsrs

Impressão de mão e pés.

material: Tinta e papel.
É interessante carimbar a mão e o pé de cada criança logo na primeira semana para que depois seja também registrada nas ultimas semanas de aula a mesma impressão de mãos e pés. Faça uma divisão na folha para colocar o antes e o depois. É bem interessante para que a criança possa visualizar como cresceu durante o ano. É ótima atividade para refletir no final do ano tudo que mudou na vida de cada um, pais filhos e professores, muito bom ara ser usado na reunião final como reflexão do crescimento de todos.
Espero ter colaborado, e logo volto com mais sugestões e de atividades artísticas
Amanhã volto com sugestões de criação de brinquedos, ok?

3 comentários: