
Gosto muito de trabalhar os 5 sentidos com meus Bebês...
Este é um tema muito rico, com muitas vertentes a serem estudadas, e trabalhar os sentidos com os bebês no Berçário I, que condizem com a faixa etária de 0 a 1 ano, é fascinante para todos que apreciam a Educação Infantil como processo de desenvolvimento do Ser Humano.
Para a realização de um projeto como "Os 5 Sentidos" precisamos entender alguns pontos fundamentais de como se dá o funcionamento de cada um dos sentidos durante o 1º ano de vida dos bebês, acredito que se bem trabalhados, todo o desenvolvimento motor e intelectual da criança será facilitado.
Então de forma simples e objetiva, deixo aqui uma pequena leitura que explica brevemente como se dá o desenvolvimento sensorial do Bebê.

O tato é, sem dúvida, o sentido mais desenvolvido do bebê, até porque ele se dá através do maior órgão do Corpo Humano: a pele...
É também o que ele mais usa nos seus primeiros meses, afinal, rolar, engatinhar, entre outros movimentos deixam os bebês sempre em contato com algo, que é sentido por eles através da pele, e consequentemente pelo tato.
Assim como o toque de outra pessoa fazendo carinho na face, nas mãozinhas ou em qualquer outra parte do corpinho.

Já o sentido do olfato, desenvolve-se antes mesmo do nascimento e como tal, ele consegue reconhecer de forma imediata o cheiro tranquilizante da sua mamãe.
Ao nascerem os bebês já sentem cheiros bons e desagradáveis, por isso também desenvolvem ainda no primeiro ano de vida algumas alergias, quando produtos de higiene, de limpeza ou mesmos perfumes são usados muito forte no ambiente em que está o bebê. Evitar esses tipos de produtos com odores fortes, mesmo que pareça agradável ao adulto, é o melhor a se fazer para evitar esse tipo de problema respiratório.

Os ouvidos são uma pequena maravilha tecnológica! É isso mesmo! rsrs. O bebê consegue identificar as vozes dos pais que aliás, ouviu durante toda a gravidez.
Isso acontece porque por volta dos 5 meses de gestação, o bebê já tem o sistema auditivo formado e funcionando plenamente.
Por ser um sentido de suma importância, já que o bebê impedido de receber adequadamente informações sonoras pode ter inclusive problemas no desenvolvimento da fala, hoje em dia temos o Teste da Orelhinha, ou, Triagem Auditiva Neonatal, realizada ainda na maternidade.Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.

Esse é um dos sentidos que vai se aprimorando depois do nascimento.
Aos poucos com o passar dos dias e meses a criança vai desenvolvendo este sentido.
Segundo especialistas na área, no inicio a visão é embaçada, mas o bebê já distingue claridades, formas e movimentos. Vale ressaltar que os bebês se interessam muito por brinquedinhos de cores fortes e contrastantes porque apesar de ainda não distinguirem muito as cores, já definem bem o claro e o escuro.
Já por volta de 8 meses, enxerga "praticamente igual", mas não totalmente, a visão de um adulto e nesse momento as cores já fazem mais sentido.

E por último o sentido do paladar, esse desenvolve-se muito cedo.
É naturalmente atraído por sabores adocicados, porém o bebê aprende rapidamente a apreciar outros sabores, porque o leite da mãe muda dependendo daquilo que ela come.
Essa parte do paladar cabe uma outra postagem pois o fato de o bebê na escola ter que trocar o peito da mamãe por mamadeira é um processo muitas vezes longo e doloroso psicologicamente falando tanto para a mamãe quanto para o Bebê.
E agora que conhecemos um pouco sobre como se dá o desenvolvimento de cada um dos sentidos, já podemos pensar em desenvolver um projeto que estimule os aparelhos sensoriais dos bebês. Em Breve volto com sugestão de atividades e indicações de leitura para este projeto, ok? Aguardem..
.Fontes pesquisadas: