BEM VINDO!!

Este espaço, é voltado para pessoas que queiram trocar idéias sobre educação de forma geral, reflexões e práticas que venham contribuir para nosso crescimento...
"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei." ( Benjamin Franklin )

segunda-feira, 14 de maio de 2012

CRECHE. Pode ser o melhor lugar para uma criança crescer?

 Realmente, escolher onde deixar nossos filhos ainda bebês, quando a necessidade bate a nossa porta, é um momento muito difícil e por isso resolvi escrever este artigo.

Os Centros de Educação Infantil, CEI, que antes eram chamados de "Creches", são construídos e planejados para oferecer ótimas condições de estímulos para o desenvolvimento dos bebês. Além de uma necessidade dos pais, o CEI é um direito de toda e qualquer criança independente de classe, gênero, cor ou sexo.

Através de trabalhos realizados com bases afetivos-sociais, este pode ser um bom lugar e o mais  adequado para a criança crescer, mesmo estando afastada de seu ambiente caseiro e familiar. Daí a importância de um trabalho consciente e responsável pela infância nestas instituições escolares.

Sabe-se que afastar a mãe de seu filho por volta de 8hs por dia, nos primeiros meses de vida, não é a solução mais adequada para quem precisa deixar seu filho aos cuidados de outras pessoas, seja lá por qual motivo for, mas se o afastamento tem que ocorrer ainda com tão pouco tempo de vida do bebê,  o CEI pode sim ser o local mais adequado para o desenvolvimento desta criança.

Eis então uma breve defesa dos CEIs como um direito a Educação e ao bem-estar da criança.

* CEI de qualidade, oferece além dos serviços de Higiene, Segurança e Alimentação, um trabalho pedagógico que será fundamental no desenvolvimento da criança.
*Este trabalho trará ao bebê estímulos em seus talentos intelectuais inatos, envolvidos pela cultura, tradições e valores de sua comunidade.
*A educação realizada através de atividades estudadas e planejadas, são fundamentadas nos talentos e capacidades pessoais das crianças.
*A estimulação das capacidades físicas e psicológicas das crianças como brincar com os amiguinhos e com os adultos que os rodeiam, a aprendizagem dos hábitos alimentares,o cuidar de si, dos outros e do ambiente, o desfralde, as estimulações sensoriais , são elementos que contribuem para uma vida saudável e fazem parte dos princípios básicos para o trabalho realizado dentro dos CEIs.

A socialização e adaptação das crianças serão as primeiras barreiras, afinal, um bebê que só convivia com os familiares mais íntimos neste momento ganhará muitos amiguinhos e amigões que muitas vezes apresentam comportamentos diferentes dos seus.
Normas, regras e rotinas nem sempre serão as mesmas com as quais está habituado.
Essa será uma nova etapa em sua vida, e os responsáveis pelo bebê devem facilitar esse momento que é de transição, obtendo o máximo de informação e recurssos para ajudá-los com equilíbrio.
A parceria com a escola trará mais confiança e segurança, tanto para a família quanto para a criança. Conversas com os professores, orientadores ou coordenadores pedagógicos  e até mesmo com outros pais que os deixarão muito mais conscientes do trabalho realizado no CEI.
Assim, com certeza irão concluir que o CEI é o melhor lugar para deixar seu filho, e que esta não será uma decisão duvidosa ou precipitada.



quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sugestões para o projeto: Os 5 Sentidos.


Hoje vou deixar pra vocês algumas sugestões de atividades para o projeto 5 sentidos.Lembrando que são "sugestões" e que cada um deve adaptar a atividade de acordo com a faixa etária, material e espaço disponíveis, etc.
Espero que aproveitem...

TATO

Brincadeira do papel ou plástico.

faixa etária: 3 anos em diante

material: a maior quantidade possível de materiais recicláveis, como potes, caixinhas, tampas, garrafas, uma caixa grande de papelão para colocar os materiais dentro, uma venda para os olhos.

procedimento: A professora escolhe uma criança, que terá que adivinhar com os olhos vendados e tateando, do que é feito o objeto dado a ela por outra criança.
As crianças adoram brincar de adivinhar, e todas podem interagir, pois enquanto uma está com os olhos vendados adivinhando, as outras escolhem e oferecem os objetos para  serem tateados..
Com crianças maiores, além de dizer se o objeto é de plastico ou de papel, podem já identificar qual é o objeto, por exemplo, se é garrafinha de refrigerante, caixa de leite, rolinho do papel higiênico, pote se sorvete, copinho do Yakult... e por aí vai.


Shantala

A famosa massagem para bebês, simples mas muito eficaz.
Fornece o contato de amor e carinho ao mesmo tempo em que acalma e relaxa através do Tato. O contato de mão e pele nos traz uma nova relação com os bebês.
Esse vídeo mostra um tutorial com 8 passos que podemos adaptar de acordo com o tempo e condições que temos pra praticá-la.
Lembrando que para realizar a Shantala devemos usar a pressão das mãos e não a força, e pode ser usada em qualquer faixa etária. Afinal, quem não gosta de receber um carinho desses?



OLFATO

Móbile de cheirinhos..

faixa etária: todas

material: garrafas pet, fio de nylon para prender os móbiles, saquinhos de organza para os saches perfumados, ervas ou essências aromáticas, algodão ou manta acrílica.

procedimentos: Elimine o fundo da garrafa e depois comece a cortá-la em espiral até o gargalo. Fixe os saches na garrafa amarrando-os ou com cola quente, o fio de nylon será fixado na tampa para pendurá-los. 

Os saches podem ser feitos em saquinhos de organza que facilita muito o trabalho. 

Para preparar os saches, coloque as ervas ou a essência no algodão ou manta acrílica, faça um bolinho de coloque nos saquinhos.

Uma dica importante: se tiver dificuldade para encontrar as ervas ou essências, pode ir ao supermercado mais próximo e comprar caixinhas de chá com o aroma de sua prefência e usá-los, faz o mesmo efeito!
Para ajudar  temos uma tabela de ervas:

Depois de pronto o móbile, você pode mudar a cada semana o aroma e trabalhar a memória olfativa com as crianças...
Obs: lembrando que para ser usado em ambientes com bebês de 0 a 1 ano os perfumes tem que ser bem suave.








Audição.

Falar e cantar.

faixa etária: a partir do nascimento.

Falar com o bebê e/ou cantar, estimula tanto a audição quanto a fala. Observe sempre os sons que o bebê emite, inclusive os choros.
Ao falar sempre que possível olhe nos olhos do bebê, e perceba como ele presta atenção nos movimentos da sua boca.
Fale sempre, os nomes dos objetos, as partes do corpo,nome dos alimentos, o que vão fazer. Essas falas são muito importante, assim o bebê vai assimilando com o tempo, tudo que lhe é dito. Explore os ritmos da linguagem. Estimule o conhecimento do bebê sobre as cadências e padrões ritmicos da linguagem, ensinando-os jogos de dedos, usando rimas, cantando canções e músicas de ninar.
Leia para os bebês, mantenha uma variedade de livros, livros de pano, de plástico para banho e até mesmo de papel (lembrando que todas as atividades devem ser assistidas por um adulto responsável).
Dicas de livros para Bebês:

FESTA DOS INSETOS - LIVRO SONORO

Editora: CIRANDA CULTURAL





MACACO TAGARELA -LIVRO SONORO

Editora:  CIRANDA CULTURAL




BARQUINHO - LIVROS DE BANHO

Editora:  GIRASSOL




LIVRO DAS DESCOBERTAS, O - HORA DO BANHO

Editora:  PUBLIFOLHA EDITORA


Paladar.


Experimentando.


faixa etária: de 1 a 4 anos


material: copinhos com vários tipos de alimentos de diferentes texturas, cores, cheiros, temperaturas, além de sabores e colherzinhas descartáveis.


procedimentos: fazer uma roda e brincar com as crianças com a música dos alimentos. quem errar tem que provar o conteúdo de um copinho e adivinhar o alimento, se errar a adivinhação, paga prenda que pode ser dançar uma música, imitar um bichinho, coisas desse tipo.
A brincadeira intercalando momentos  de cantiga de roda, torna para a criança a atividade muito mais atrativa.


Música dos Alimentos.
Vai começar (palmas)
A brincadeira (palmas)
Dos alimentos (palmas)
Arroz,(palmas)
Feijão, (palmas)
Macarrão,(palmas)
Sabão, (nesse momento Não pode bater palmas, quem bater erra)


A professora vai variando as palavras entre alimentos e não alimentos. Sempre batendo palmas entre uma palavra e outra. Quando a palavra não for alimento, não pode bater palmas.

Criança Leitora  (Sugestões de leituras)

.Amanda no País das Vitaminas.
Assunto: Oportunizar a criança a observar de uma maneira divertida as vantagens de uma alimentação saudável.Autor: Leonardo Mendes Cardoso.Editora do Brasil.

Salada de Frutas
Assunto: História envolvendo várias frutas.
Autora: Rhj Livros Ltda.


No reino da Frutolandia
Assunto: A importância de comer frutas em uma "conversa" divertida com as crianças. O livro ainda traz receitas.
Autora: Cristina Marques - Ângela Rhod
Ed. Sabida



Obs. É de suma importância que se faça uma roda de conversa com a criança antes  das atividades, para explicar o motivo desta. E também depois para saber o quê, e como, as crianças absorveram de informações.